top of page

Qual é a diferença entre reparação celular e regeneração celular em um tratamento de Fisioterapia?

Texto desenvolvido e publicado pela empresa Vincere Musculação e Fisioterapia em julho de 2022.





Quando você raspa o joelho, quebra um osso ou se corta, o corpo é capaz de se curar. Mas esse não é o caso de certas condições, como diabetes ou doenças cardíacas.


Em termos gerais a cicatrização de feridas é o processo que impede a perda adicional de material, da mesma forma que um coágulo sanguíneo interrompe a perda adicional de sangue. A regeneração, por outro lado, é o processo pelo qual a célula reconstrói e substitui especificamente os componentes ausentes (organelas, membrana plasmática, citoplasma, etc.) após a estabilização da ferida. Algumas células podem curar as feridas, mas não podem se regenerar.


<H2>O que é Medicina Regenerativa?

A medicina regenerativa, um campo relativamente novo no qual os especialistas procuram terapias e estratégias semelhantes aos mecanismos que ajudam seu corpo a se curar, está aos poucos mudando isso no Brasil e no mundo.


Este ramo da medicina ganhou força na década de 1990, quando a engenharia de tecidos se tornou popular para pesquisas com células-tronco e procedimentos como enxertos de pele. Seu objetivo é substituir ou reiniciar tecidos ou órgãos danificados devido a doenças, lesões, idade ou outros problemas, em vez de tratar os sintomas com medicamentos e procedimentos.


A regeneração em humanos acontece em três níveis:


1) Molecular - Inclui pequenas moléculas que são os blocos de construção do seu corpo, como DNA, gorduras e carboidratos.


2) Celular - Inclui estruturas celulares como neurônios ou axônios que são responsáveis pelo crescimento e reprodução celular em seu corpo.


3) Tecido - Inclui sangue, pele, osso ou músculo.


<H2>Como funciona?

Embora muitas formas de pesquisa em medicina regenerativa ainda estejam em andamento, algumas já foram colocadas em uso. Uma delas é a terapia com células-tronco, quando os cientistas cultivam células especializadas em um laboratório. Dependendo da necessidade, podem ser instruídas a se comportar como certos tipos de células, como as do coração, sangue ou nervos.


Por exemplo, se você tem uma doença cardíaca, essas células musculares cardíacas feitas em laboratório podem ser usadas como tecido transplantado para ajudar a reparar ou substituir células cardíacas danificadas.


A medicina regenerativa está tão alinhada com os desenvolvimentos em células-tronco que é difícil separar os dois tópicos. Duas abordagens de muito longo prazo envolvem o uso de células-tronco para substituir e regenerar tecidos destruídos ou danificados por doenças, e a construção mecânica de tecidos e órgãos fora do corpo pelo crescimento de células-tronco (ou primárias) em andaimes inertes ou pela fabricação de órgãos.


Essas abordagens são o que a maioria das pessoas pensa quando se trata desse assunto. Mas, como as viagens espaciais interestelares e a paz mundial, esses objetivos ainda estão longe de serem realizados. A maioria das técnicas de estruturação de células atuais, como por exemplo, a bioimpressão, geram pequenas estruturas semelhantes a tecidos que são úteis para a triagem de drogas e toxinas em sistemas de ensaio fisiologicamente relevantes.


A recente colaboração entre a Nano Dimension (impressão 3D) e a Accelta (células-tronco) é representativa. Seu trabalho até agora resultou na impressão de células-tronco viáveis usando uma impressora 3D modificada.


Essas técnicas acabam servindo para fazer com que a Medicina Regenerativa aja em várias terapias e condições, incluindo diabetes tipo 1, reparação de tecidos cardiovasculares, reparação de tecido de lesão cerebral, melhoria do sistema imunológico, terapia celular, engenharia de tecidos, feridas na pele, certos tipos de cânceres e principalmente em casos de transplante de órgãos


<H2>Quais são os tipos de medicina regenerativa?

Esse setor continua a tomar forma com novas descobertas e avanços, mas existem algumas áreas principais, que incluem:


a) Engenharia de tecidos e biomateriais - É quando os biomateriais, feitos de impressão tridimensional (3D) usando coisas como metais, cerâmicas e polímeros chamados scaffolds, são colocados em seu corpo onde novos tecidos precisam crescer. Muitas pessoas foram tratadas com este método, mas a pesquisa está em andamento.


b) Terapias celulares - Todos temos milhões de células-tronco adultas. É uma das maneiras pelas quais nossos corpos se reparam. Estudos mostraram que, se as células-tronco adultas são agrupadas e injetadas em áreas onde há doenças ou danos nos tecidos, estas podem ajudar a reconstruir novos tecidos sob certas condições.


As células-tronco adultas podem ser retiradas de várias partes do seu corpo, como sangue, gordura, medula óssea, polpa dental, músculo esquelético e no sangue do cordão umbilical (sangue encontrado no cordão umbilical e na placenta após o nascimento).


Os cientistas estão realizando estudos para aprender mais sobre a terapia celular para regeneração de tecidos e órgãos. Se o seu órgão está muito danificado para funcionar e precisa ser substituído, os médicos geralmente recomendam o transplante de órgãos. Mas pode ser difícil encontrar doadores de órgãos que sejam a combinação certa e geralmente leva muito tempo. E isto é essencial quando se precisa de um novo rim ou pulmão.


Nesses casos, a medicina regenerativa usou engenharia e robótica para criar tecnologias e máquinas para apoiar órgãos em falha. Por exemplo, seu médico pode colocar um dispositivo de assistência ventricular (VAD) no corpo para ajudar com problemas de circulação durante processos complexos de transplante.


<H2>A Medicina Regenerativa pode me ajudar?

Muito mais pesquisas e ensaios clínicos são necessários para certas terapias antes que possam ser aprovadas para uso médico. Se você ou um ente querido tem uma condição ou doença contínua e está se perguntando se a medicina regenerativa é uma opção, pergunte ao seu médico sobre isso.


Os avanços na medicina tornaram possível para os médicos fornecer melhores tratamentos aos pacientes. Uma área onde os avanços estão sendo feitos é no campo da terapia regenerativa. Esses tratamentos usam diferentes técnicas para ajudar o corpo a curar seus próprios tecidos ou a se regenerar. A medicina regenerativa é um campo um tanto novo, mas os médicos acham que suas possibilidades são quase infinitas. Existem quatro tipos de terapia regenerativa em uso no momento que mostram uma promessa ainda maior para o futuro.


1. Tratamentos com células-tronco

Usa um tipo especial de célula para reparar lesões. Indicada para tratar dores nas costas e ajudar a regenerar tecidos nos discos espinhais. As células-tronco são células especiais que não têm um propósito específico no corpo que podem se desenvolver em um tipo de célula que serve a uma função.


Quando usadas na medicina regenerativa, as células-tronco são coletadas da própria gordura, sangue ou medula óssea do paciente. Eles são então colocados em uma máquina médica chamada centrífuga para que o médico possa identificar e separar as células para encontrar as certas para usar no tratamento de terapia regenerativa. As células são então injetadas na parte do corpo que precisa ser reparada. Por exemplo, para reparar os discos espinhais, as células-tronco seriam injetadas diretamente no disco danificado. As células então se desenvolverão em células saudáveis do disco espinhal e repararão o disco.


2. Regeneração da Cartilagem

Um tipo de terapia regenerativa que pode ajudar pessoas com condições musculoesqueléticas é a regeneração da cartilagem. Esta terapia visa curar a cartilagem danificada. A cartilagem não cicatriza bem sozinha porque não contém vasos sanguíneos e nem sempre tem um suprimento sanguíneo constante. Existem várias técnicas utilizadas para a regeneração da cartilagem. De acordo com uma pesquisa da Johns Hopkins Medicine, a regeneração da cartilagem é ideal para pessoas ativas com menos de 55 anos.


3. Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

A terapia com plasma rico em plaquetas baseia-se na hipótese de que as plaquetas e o plasma encontrados no sangue podem curar e reparar lesões. Os tratamentos com PRP são geralmente usados na medicina esportiva para reparar lesões nos tendões. Para produzir plasma rico em plaquetas o sangue é retirado do paciente e depois processado para criar uma solução concentrada que contém mais plaquetas e plasma do que o sangue normal. Uma centrífuga é frequentemente usada para criar esta solução. O PRP é injetado no tendão lesionado ou aplicado durante a cirurgia.


4. Proloterapia

É um tipo de terapia regenerativa que trata as articulações e os tecidos conjuntivos lesionados. É frequentemente usado para tratar artrite, chicotada e doença degenerativa do disco. Pode ser usado nas costas, pescoço, ombros, quadril, mãos e joelhos. Na proloterapia, o médico injeta uma solução aquosa contendo substâncias como soro fisiológico e dextrose na área lesionada. Essas injeções geralmente contêm um agente entorpecente como lidocaína também.


A injeção irrita o local da lesão, desencadeando a resposta de cura do corpo. Como resultado, o corpo desenvolverá novas fibras conectivas para reparar o tecido danificado. Isso alivia a dor associada ao tecido conjuntivo danificado. Vários tratamentos podem ser feitos para estimular o crescimento de novos tecidos.


Como o tratamento regenerativo combinado com a fisioterapia pode ajudá-lo a ficar livre da dor?

A terapia regenerativa é um ramo da medicina que ajuda a reparar, restaurar e regenerar células danificadas ou danificadas para reconstruir a função prejudicada causada por trauma, envelhecimento e doenças. A fisioterapia, se iniciada juntamente com o tratamento regenerativo, pode ajudar os pacientes a se recuperarem ao seu nível ideal. A terapia de reabilitação regenerativa evolui como a combinação de medicina regenerativa e fisioterapia. Enquanto a terapia regenerativa tem como alvo a causa da dor, desencadeando o processo de cicatrização, a fisioterapia melhora essa recuperação e proporciona efeitos mais duradouros por meio do fortalecimento.


Depois de se submeter à terapia regenerativa, seu fisioterapeuta pode recomendar programas de exercícios personalizados para atingir seus objetivos. Seguindo a terapia de reabilitação regenerativa recomendada, os pacientes podem retornar às suas vidas cotidianas o mais rápido possível.


<H2>Usando a Fisioterapia

Tanto a medicina regenerativa quanto a fisioterapia andam de mãos dadas para reduzir a dor e aumentar a qualidade de vida. À medida que a dor diminui, a capacidade de se mover e fortalecer aumenta; é aqui que um fisioterapeuta desempenha um papel significativo para recomendar a estratégia certa no momento certo.


O programa de reabilitação personalizado típico inclui avaliação biomecânica e definição de metas, movimento gradual dentro dos níveis de dor, exercícios de fortalecimento, reabilitação de saldo, treinamento de resistência, reabilitação funcional e estimulação elétrica.


<H2>O papel do fisioterapeuta

O profissional tem como objetivo ajudar a se recuperar de maneira ideal, avaliando seu movimento e prescrevendo o programa de exercícios relevante de acordo. No entanto, é você quem deve participar ativamente do procedimento de recuperação.


Ao longo das sessões, o fisioterapeuta monitorará o progresso de sua recuperação, verificando cuidadosamente a força e a resistência, bem como sintomas como dor ou inchaço, se houver. Informe sempre o seu fisioterapeuta se tiver alguma dificuldade em aderir ao seu programa, para que o fisioterapeuta possa ajustar os exercícios à sua medida. Eventualmente, aderindo ao seu programa de exercícios, a fisioterapia o ajudará a aumentar seu nível de resistência, melhorar a mobilidade, a função e o bem-estar.


<h2>Benefícios

A fisioterapia envolve movimentos ativos para ajudar a evitar que os pacientes percam a função, ativando os músculos e melhorando as vias sensoriais. Pode também restaurar a amplitude de movimento, aumentar a força muscular e promover a recuperação funcional e melhorar seu equilíbrio e coordenação para reduzir o risco de quedas.


Além de ajudar na redução da inflamação, dor e inchaço para restaurar a mobilidade e a flexibilidade, também promove o bem-estar do paciente e, aliada ao tratamento regenerativo, pode proporcionar resultados avançados no tratamento de dores articulares.


<H2>Terapia de reabilitação

Em sua forma mais básica, a medicina regenerativa e a reabilitação usam uma série de intervenções químicas, biológicas e de bioengenharia, como terapia com células-tronco e bio-scaffolds para reparar, substituir ou regenerar tecidos humanos deficientes ou não funcionais. Profissionais de medicina de reabilitação e fisioterapia continuam a investigar como as células percebem e respondem a estímulos mecânicos, convertendo-os em sinais bioquímicos que provocam respostas celulares específicas. Este processo é chamado de mecanotransdução.


A terapia de reabilitação regenerativa pode ser a solução certa para reduzir a carga financeira, física e emocional das cirurgias de substituição articular. Sob orientação da equipe médica, você pode adotá-la após o tratamento regenerativo para alcançar todos os seus benefícios. Através dela, em combinação com a medicina regenerativa, pode-se restaurar, manter e melhorar sua mobilidade, função e bem-estar e aliviar os sintomas da dor nas articulações mais rapidamente, para que possa voltar a uma vida ativa e sem dor.


E então? Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja falar sobre um aspecto não abordado neste artigo? Não tem problema. Basta clicar neste link. Nossa equipe de especialistas estará ao seu dispor para sanar qualquer aspecto. Não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo!


Links de Consulta


A Guide to Different Types of Rehabilitation Therapy - https://integrisok.com/resources/on-your-health/2018/may/a-guide-to-different-types-of-rehabilitation-therapy


Stem Cells - https://stemcellsjournals.onlinelibrary.wiley.com/journal/15494918


What is 3D bioprinting? - https://www.upmbiomedicals.com/applications/for-life-science/what-is-3d-bioprinting/


Self Repairing Cells - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5664224/


National Library of Medicine - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5664224/


5 Things to Know about Physical Therapy and Regenerative Medicine - https://blog.carlow.edu/2021/09/06/physical-therapy-and-regenerative-medicine/

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page