Conheça os Utensílios de Mesa Feitos Com Poluentes Atmosféricos
Texto publicado nas páginas de Facebook e Instagram da Rádio Green FM e da Green Play em agosto de 2022.
As designers holandesas Iris de Kievith e Annemarie Piscaer criaram a Smogware, uma coleção de cerâmica com um esmalte decorativo feito com partículas comuns de poluição do ar. Para criar os utensílios de mesa, as designers coletaram partículas de poluição do ar que se instalaram em diferentes locais em Roterdã, na Holanda, na forma de poeira e sujeira.
“Aprendemos que a qualidade do ar em nossa cidade natal, Roterdã, é muito mais insalubre do que pensamos”, disse a dupla. "Para inspirar as pessoas a mudar algumas de suas escolhas e melhorar a qualidade do ar, começamos a tornar esse problema invisível visível de maneira pessoal e íntima".
As designers usaram dois métodos diferentes para obter os poluentes, que retiraram de superfícies em locais urbanos, desde túneis de carros a áreas industriais. Camadas finas de sujeira eram simplesmente lavadas com água e sabão antes de serem secas para uso como pigmento em pó. Para áreas mais densas, elas usaram o que chamam de "método seco".
“Uma ferramenta de colheita especialmente projetada, um cartão biodegradável, ajuda a remover a poluição da superfície. Os locais para colheita são ao longo das estradas da cidade com tráfego intenso para coletar partículas de exaustão e não relacionadas à exaustão. Os melhores são lugares cobertos de chuva e vento, onde a poeira assentada pode permanecer por décadas".
Uma vez coletados, os poluentes foram usados para colorir um esmalte transparente, que foi então aplicado em xícaras, pratos e tigelas feitas de argila branca de porcelana. Além de observar a poluição local em Roterdã, De Kievith e Piscaer também criaram esmaltes baseados na poluição em cidades como Londres, Milão, Pequim e Jacarta. Cada esmalte tem uma composição química diferente, o que cria um efeito diferente.
Comments