top of page

O Destino de Jesse James


Facínora assassinado ou apenas alguém que foi traído na hora errada? Os historiadores se debruçam sobre um dos mistérios mais antigos que se conhece (ou desconhece)


Um exemplo de personagem real que fascina é o facínora norte-americano que foi transformado, pelo passar dos tempos, em uma espécie de herói (ou melhor, anti-herói). Jesse James, considerado um dos ladrões mais populares de todos os tempos e um dos melhores a sacar uma arma, já foi assunto de vários filmes, sendo o mais recente O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford, de 2007, com Brad Pitt.


James iniciou sua vida turbulenta ainda no grupo de William Quantrill, líder confederado durante a Guerra Civil norte-americana (1861-1865). Esse bando de aventureiros agia em prol dos confederados no Estado do Missouri e roubava o correio federal, armava emboscadas para patrulhas federais e atacava embarcações que navegavam pelo rio Missouri. Por não estarem em nenhuma lista de pagamentos de qualquer entidade (sendo que o próprio exército confederado negava qualquer relação com eles), realizavam qualquer atividade que pudessem lhes render alguns trocados.


Quando completou 17 anos, James se alistou num desses esquadrões, uma gangue de assassinos chefiada por “Bloody Bill” Anderson, que ensinou ao rapaz como planejar assaltos, realizar missões de recolhimento de informações e posicionar seus capangas a fim de obter melhores resultados. James logo foi considerado pelo líder da gangue como seu mais hábil combatente.


Jesse e seu irmão Frank, que também havia se envolvido com a gangue, terminariam por serem os únicos que não receberiam anistia, ao contrário dos demais guerrilheiros confederados. Foram declarados como foras-da-lei e intimados a comparecer para serem julgados. Apenas Frank se apresentou, enquanto Jesse fora ferido por soldados federais e, por isso mesmo, não pôde comparecer. Recebeu permissão para ser levado até a fazenda de sua mãe, no Estado do Kentucky, onde esperavam que morresse. Mas, contrariando as expectativas, se recuperou e logo se juntou a Frank, seu primo Cole e outros três homens para roubar bancos, trens e grandes proprietários de terras.


A carreira sanguinária dos irmãos James começou mesmo em 1866 com um assalto a um banco de onde se calcula tenham levado o equivalente a 60 mil dólares. Conseguiram, com isso, uma série de assaltos até certo ponto bem-sucedidos até que, em 1869, num outro banco, Jesse, normalmente controlado, matou um caixa porque este lhe fizera lembrar um oficial da União que ele detestava. A partir de então, todos os ataques possuíram um elemento de violência e turbulência.


Em 1874, com a falha das autoridades em capturar o bando que atacava cada vez mais, os banqueiros e acionistas das ferrovias contrataram a Agência de Detetives Pinkerton para resolver a situação. Porém, como Allan Pinkerton estava ligado à União e a maioria da sociedade do Missouri era simpatizante da confederação que havia sido derrotada, os detetives da agência pareceram ser estranhos no ninho.


No mesmo ano três detetives da agência haviam sido mortos numa só semana. Os representantes da agência passaram a vigiar a casa da mãe dos irmãos James e, num ato de pura tolice, porque achavam que os irmãos estariam lá, atiraram uma bomba no interior do local. Porém só conseguiram arrancar um braço da mãe deles e matar um meio-irmão de oito anos, o que contribuiu para o mito de que Jesse James seria em breve um mártir da sociedade.


Num assalto a banco na cidade de Northfield, em 1876, a maioria do bando foi derrotada ou morta. Os irmãos James já gozavam de certa fama na comunidade local, que nutria certa simpatia por eles. Como foram os únicos que conseguiram escapar, decidiram mudar de nome e esconder-se. E esse foi o grande erro de suas vidas.


Se tivessem permanecido assim, Jesse teria morrido de velhice. Três anos depois eles juntaram outro bando e voltaram a chamar a atenção. O então governador do Missouri ofereceu uma recompensa de 5 mil dólares pela prisão de um dos dois irmãos, com recompensas adicionais se um deles fosse condenado por assassinato ou roubo.


Coube a dois recrutas recentes do bando, Robert e Charles Ford, fornecer os meios para a transformação final do mito. Robert encontrou-se secretamente com o governador e recebeu uma promessa de anistia se entregasse os irmãos James. Os Fords foram, então, visitar Jesse e sua família que estavam na cidade de St. Joseph. Jesse, contente em ver os companheiros, convidou-os para permanecerem na casa. Os Fords esperaram alguns dias até pegarem Jesse desarmado. Um dia, Jesse tirou o cinturão da arma e subiu numa cadeira para tirar o pó de um quadro. Robert Ford sacou da arma, apontou-a para a cabeça de Jesse e disparou, matando-o instantaneamente.


Cinco meses depois do incidente, Frank James se entregou e o governador prometeu um julgamento imparcial. O público, porém, ficou tão chocado com as circunstâncias em que a morte de Jesse acontecera que inocentou Frank de todas as acusações, deixando que vivesse em paz o resto de sua vida.


Assim nasceu o mito de que Jesse James era uma espécie de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Os detalhes de sua morte e da traição de Robert Ford contribuíram para que sua fama de mártir crescesse a ponto de até hoje considerarem-no um herói local, versão que predominou nos livros e filmes sobre o assunto. Ninguém jamais contestou que o bando dos irmãos James não distinguia ricos de pobres, matou pelo menos uma dúzia de inocentes e criou um clima de terror em várias zonas do oeste. O mito popular, que foi representado no filme recente com Brad Pitt no papel de Jesse James, foi mais forte.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page