top of page

Vereador William Alemão Homenageia Irlen Benchimol e Outros Escritores Amazonenses

Atualizado: 8 de jul. de 2023

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou uma homenagem antecipada aos escritores locais em uma cerimônia especial que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal no dia 6 de julho. Essa iniciativa é resultado da proposta apresentada pelo vereador William Alemão, levando em consideração a proximidade do Dia do Escritor, celebrado em 25 de julho, quando a Casa entra em recesso.


É claro que não podia faltar a nossa escritora infanto-juvenil, poetisa, influencer e Blogueira da Floresta preferida, a mãe dos Piratinhas do Bem e do Reino dos Encantados, uma das autoras mais lidas do Amazonas. Confira sua participação na foto abaixo:


Na ocasião, foram homenageados diversos escritores que se destacam em Manaus. No total, mais de 30 escritores estiveram presentes, cada um contribuindo para a riqueza literária da região.


O vereador William Alemão, que contou com a assessoria de presidentes de associações literárias, ressaltou a importância de reconhecer e celebrar esses escritores dedicados, muitos deles com livros publicados de grande beleza. Ele destacou que houve também outros escritores que não puderam ser contatados. A preferência do vereador por romancistas pode ter sido influenciada por seu pai, Luiz Lauschner, que já publicou cinco romances.


Apesar de não fazer parte da base de apoio ao prefeito e ser independente, o vereador William Alemão desempenhou um papel fundamental na aprovação de projetos culturais no município. Durante o evento, também serão homenageados dois membros da Academia Amazonense de Letras, os escritores Júlio Antônio Lopes e Tenório Telles, sendo este último presidente do Conselho Municipal de Manaus.


William expressou seu desejo de que o evento contribua para difundir a cultura local, promovendo o conhecimento e a valorização dos escritores de Manaus. Ele já apoiou o Projeto Literatura Caminhante em uma viagem a Urucará e participou do movimento Patalogia Cultural em diversas ocasiões.



Aqui vemos a "piratinha" Irlen Benchimol junto aos colegas escritores Leni Andrade e Francisco dos Santos Nogueira


A cerimônia em homenagem ao Dia do Escritor foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores no dia 6 de julho. Foi uma oportunidade única para celebrar o talento literário e a contribuição desses escritores para a cultura amazonense.


Confira abaixo nossa galeria exclusiva com fotos do evento. Parabéns a todos os homenageados que tornam a literatura de Manaus uma das mais ricas do país!


A lista dos homenageados é esta: além de Irlen Benchimol (claro!), temos Antônio Rômulo Valdevino de Sena, Braz Lauschner, Carlos Alberto Pires Pond, Carlos Almir Soares Barbosa Ferreira, Carlos Antônio Magalhães Guedelha, Cecília Maria Rodrigues de Souza, Edgardina de Jesus Eremita da Silva, Eylan Manoel da Silva Lins, Francisco dos Santos Nogueira, Francisco Guaracy Andrade da Silva, Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, Iná Isabel de Almeida Rafael, João Bosco Pinto Rocha, Júlio Antônio Lopes, Leonardo Mississippi de Souza, Luiz Gonzaga Lauschner, Marcus Antônio Ferreira Paula, Maria de Belém de Oliveira Maues, Maria Lenir Oran Fonseca Feitosa, Moisés Maciel da Costa, Paulo Eduardo Queiroz da Costa, Pedro Kawamura Calheiros, Pedro Lucas Lindoso, Raimunda Gil Schaeken, Raimundo Colares Ribeiro, Sálvia Haddad, Simão da Silva Pessoa, Tenório Nunes Telles de Menezes e Walfredo de Oliveira Rego Filho.


Não deixe de conhecer o trabalho destes incríveis escritores.





74 visualizações0 comentário
bottom of page