top of page

Irlen Benchimol Toma Posse Como Membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A nova academia dedicada às artes literárias da Amazônia iniciou suas atividades com uma cerimônia ocorrida no último dia 16 de dezembro de 2019. Segundo o site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, a entidade, conhecida como Alcama, é vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-amazônicos (Abeppa) e nasceu com a proposta de congregar todos os gêneros culturais e de diversos campos do conhecimento, além de empenhar-se na defesa das causas naturais, ecológicas e ambientais.

Por ocasião da solenidade forma empossados os 51 membros fundadores, dentre eles Irlen Benchimol, que ocupará a cadeira de n.º 8, que tem como patrona Clarice Lispector.

O Presidente da Alcama, escritor, poeta, professor universitário, ativista cultural e advogado Paulo Queiroz, disse que 'a nova academia procurou reunir pessoas que de fato amam a cultura, independentemente do ofício que exercem. A exemplo da Abeppa, a Alcama trabalha com a comunidade, com a revelação de talentos, nas mais diversas áreas da cultura. A Abeppa, por exemplo, tem o projeto ‘Literatura Caminhante’, que viaja pelos municípios do interior, levando livros, abrindo bibliotecas".

Segundo ele, sociabilizar as Letras e a Cultura em suas diversas áreas é o grande papel da Alcama, que envolve representantes do Artesanato, Música, Poesia, Artes Plásticas e das mais variadas expressões artísticas.

Parabéns aos empossados e que venham ainda muitas outras histórias para encantar adultos e crianças!





4 visualizações0 comentário
bottom of page