top of page

História Inédita - Os Piratinhas do Bem Contra o Coronavírus



A Bruxa Cabeça de Jacaré fez uma chamada de vídeo urgente para o capitão Ilan. - Bom dia, bruxinha bonitinha! Não posso nem dar um cochilo! - Bom dia, maninho! Dorme mais, Capitão... mas dorme muito, enquanto o vírus está ameaçando a humanidade. - Vírus? Que vírus? - O Coronavírus ou o famoso Covid-19! Acabei de ver no noticiário e estou ligando para lhe atualizar. Hoje também falei com a minha médica, a Calanga Azul! - Espera aí... Vou ligar a TV, maninha, e vamos imediatamente fazer uma chamada de vídeo com todos os Piratinhas do Bem para montar nosso plano de prevenção contra esse coronavírus... “Chamando...”




- Peixe-boi Isaac Moisés na escuta, Capitão! - Borboleta Daniela presente! Eugênio, Lord Arthur, Bruxa Cabeça de Cupuaçú, Ajuricaba, Gorozinho, Botinha Linda Lee, Preguiçinha Groselia Trombosnelia, Gigante Ernie. - Todos estão ouvindo bem? - Sim... - Bom dia, Piratinhas do Bem. Já que estão todos a postos, vamos começar. A nossa amiga Bruxa Cabeça de Jacaré tem algumas informações sobre o novo vírus covid-19 que está ameaçando a todos. Quem souber de alguma coisa pode falar aqui ou na live mais tarde. Ela conversou com sua médica, que esclareceu algumas coisas. - Bom dia, povo lindo! Estou à disposição. Podem perguntar... - Bom dia, Bruxinha! Poderia me dizer o que é o covid-19? - Perguntou a botinha Linda Lee do outro lado do rio. - Segundo a Organização Mundial de Saúde é uma doença causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. Achei os dados na internet- Informou a Bruxa Cabeça de Jacaré. - O que podemos fazer para colaborar e tentar reduzir a transmissão? - Perguntou Lord Arthur . - Essa eu respondo! - Disse o Capitão Ilan - Em primeiro lugar, teremos que mudar um pouco nosso comportamento, evitar aglomerações. Teremos que nos isolar socialmente! Ouviram, meninas? Sem passear no shopping, em aeroportos, nada de viajar só se houver necessidade, nem visitar outras pessoas. - Ai, meu Deus, vou enlouquecer! - Disse a Bruxa Cabeça de Cupuaçú! Jacaré e a preguicinha Trombosnélia ficaram muito chateadas porque não iam mais poder sair de casa tão cedo! - Vão ter que ter paciência e se conformar nesse momento! Todos têm que ajudar nessa hora! Qual é o lema dos Piratinhas do Bem, marujos? - Ajudar a quem precisa! - Gritaram todos.




Isaac Moisés, Gorozinho e a borboleta Daniela, como eram menores, escutavam atentamente e começaram a ficar tristes porque não iam poder sair para brincar. - Calma, crianças! Tudo a seu tempo! Agora o momento é de prevenção e temos muito trabalho pela frente! Ao trabalho contra o coronavírus! Quem souber de mais informações pode ir falando, principalmente sobre medidas de prevenção. Distanciamento social, manter distância de pelo menos um metro; Evitar cumprimentos, beijar, abraçar, aperto de mão... - Não vou poder beijar e abraçar minha família? - Perguntou Eugenio. - Depende da situação.Melhor não. Também teremos que reforçar as medidas de higiene. - Estava pesquisando aqui capitão. - Disse a preguicinha... - Prossiga. - Lavar as mãos  frequentemente com água e sabão; não se aproximar de pessoas que tenham algum tipo de infecção respiratória; tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; mão compartilhar objetos pessoais de forma alguma... - Temos que cuidar dos mais idosos, sobretudo se tiverem diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, cardiologicos, renais, neurológicos ou quem tiver com a imunidade comprometida, pois o vírus atinge mais rápido essas pessoas. Os contatos com outras pessoas tem que ser mais restringidos. - Não podemos esquecer do álcool em gel 70. Acabei de ver no noticiário. - Disse Lord Arthur. - Agora fiquei preocupado com todos, especialmente com os idosos. O noticiário mostrou uns abrigos que estão precisando de remédios, comida, máscaras, álcool em gel... - Tive uma ideia! Vou pedir para a minha mãe colocar um anúncio na internet perguntando se alguém pode ajudar os idosos comprando alguns desses itens. - E os ribeirinhos, Capitão? Será que podemos mandar alguns mantimentos para eles? - Excelente ideia! - Disse o Capitão Ilan. - Podemos mandar pelos barcos as entregas dos ribeirinhos. Vamos colocar o nosso plano da Corrente do Bem em ação! - Nossa brincadeira preferida! - Disse a Bruxa Cabeça de Jacaré! - Ao trabalho, marujos do Amazonas e do mundo!



- Mas Capitão Ilan, o que vamos fazer nesse período de quarentena? - Perguntaram Gorozinho e Isaac. - Quando vamos voltar à aula? E sair para brincar? - Relembrando, vamos ter muitas missões importantes para salvar o mundo! - Como assim? - Perguntou Gorozinho - Ficar protegidos em casa com nossa família; manter a casa limpa e as janelas abertas; pegar o sol da manhã; lavar as mãos com água e sabão muitas vezes; passar álcool em gel nas mãos. Temos que nos alimentar bem com muitas frutas, verduras, tomar muito suco de limão, laranja, feijão, arroz... - Não esqueçam de tomar banho! - Disse a botinha Linda Lee. - Podemos estudar em casa, ler muitos livros, desenhar, cantar, dançar, aprender jogos de tabuleiros e muito mais... - Estou vendo que a nossa escola disponibilizou a plataforma digital, poderemos fazer às atividades pela internet. - Informou o Gigante Ernie. - Oba! Assim ninguém vai ficar com a mente parada! Vamos dançar! A Bruxinha colocou o som nas alturas e todo mundo começou a cantar e dançar! E por hoje é só.



Que tenhamos força e fé para passar por esse período de quarentena! Que tenhamos muito amor, solidariedade e respeito por toda a humanidade! Que sigamos as regras e façamos a nossa parte! Deus no coração! Lavem as mãos! Comecem a dar valor às simples coisas da vida! Nessa hora,todo mundo se mistura.  E uma certeza: Todos somos iguais! Vamos à luta, Piratinhas do Bem! Sem amor, nada tem valor! Não é gigante? Vamos vencer!



Autora e criadora dos Piratinhas do Bem Irlen Leal Benchimol www.irlenbenchimol.tk


Vídeo: Paulo Becker Studio Designer/Ilustradora Patrícia Myao Andrade PORTFOLIO: patilustra.com




245 visualizações0 comentário
bottom of page